Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Descomplicando as coisas

Quem trabalha com tecnologia sabe que cada dia é uma caixinha de surpresa. Isso torna até divertido o nosso dia-a-dia. Somente as mudanças e desafios estimulam o ser humano a transpo-los.
Devo dizer que os problemas que mais se repetem e vejo ao longo desse tempo são esses:

- Sistema está lento!!!
- Demora para abrir a aplicação;
- Vive se arrastando na minha empresa;

De forma mais simples, o mundo tecnológico deve transparecer agilidade, velocidade e facilidade. Se pararmos para pensar de grosso modo, é para isso que serve mesmo. Mas nem todos sabem da complexidade por trás de um simples acesso à Internet, executar uma aplicação de gestão, ou até mesmo efetuar um pagamento com cartão de crédito.
O que mais me deixa abismado é que muitos vêem o problema e desconsideram o caso. Ou até pior, vão criando mágicas para resolver o problema: trocando equipamentos, reinstalando aplicações e por ai vai.

Porém, o furo é mais embaixo! Deve-se ter uma raciocínio lógico de cada situação. Como diria nas cidades do interior, “cerque sempre as galinhas que não fujam”.

1º) Sempre que tiveres algum problema desse gênero, faça entrevistas com os afetados da seguinte. Questione-as em relação a periodicidade, forma para simular a ocorrência, pontos afetados. Quanto mais informações conexas, melhor será a análise;

2º) Procure comparações para criação de pontos de referência. Se com todos pessoas não ocorre, somente uma sendo afetada, lógico que temos um problema específico. Caso seja necessário, tente acompanhar a forma com que ambos executem. Muitas vezes, uma correção já está disponibilizada, porém não aplicado.

3º) Mantenha o histórico da ocorrência. Ter informações de tudo que já foi realizado e as ideias já discutidas auxiliam e muito. Evito dar um tiro no escuro esperando acertar o Bin Laden.

4º) Analise a aplicação com alguém que já entenda. Lembrando que antes de realizar tal atitude, efetue as anteriores : ). Entenda a lógica da aplicação total, afinal ela foi desenvolvida para um propósito.

É claro que isso pode auxiliar a resolver a situação. Evitem complicar ainda mais o mundo em que vivemos. Vamos facilitar mais! Porém, ressalvo que conhecimento e aperfeiçoamento intelectual são campos do tipo identity, não nulo : )

Um comentário:

Junior Luciano disse...

Grande Gerhard... É isso mesmo!
Um pouco de relação com as pessoas e não só com as maquinas COM CERTEZA ajudarão e muito no dia-dia tecnológico!